(81) 3464-3888

(81) 99963-7070

contato@reisempreendimentos.com.br
Voltar

Quer saber como a Selic interfere na aquisição do seu imóvel e por que agora é o melhor momento para realizar o sonho da casa própria?

29.07.2021

1• O que é Taxa Selic e como impacta o financiamento imobiliário?

 

Você já deve ter ouvido falar na taxa Selic, principalmente quando se trata de financiamento imobiliário.  A taxa Selic é a taxa básica de juros, um índice pelo qual todas as taxas cobradas pelos bancos no Brasil se balizam. É utilizada nos empréstimos feitos entre os bancos e também nas aplicações realizadas. Aumentar a taxa básica de juros é uma alternativa para frear a inflação.

 

2• Como a Selic influencia na hora de comprar um imóvel?

 

Mesmo que tenha uma redução nos preços dos imóveis, se ocorrer um aumento da taxa, haverá também um reajuste no valor dos financiamentos.  Na prática, a variação da Selic está diretamente relacionada aos custos dos empréstimos imobiliários porque as instituições financeiras, responsáveis por ofertar esse tipo de financiamento, costumam repassar essa flutuação da taxa básica de juros às taxas cobradas nos contratos. Por exemplo, Se a taxa Selic sobe de 4% para 6%, a taxa de financiamento acompanhará de alguma forma, esse movimento, aumentando o custo das prestações do imóvel. Assim, com um possível aumento, é melhor correr para comprar seu imóvel, antes que os bancos repassarem essas taxas para as taxas de financiamento. Por isso, se você quer investir no mercado imobiliário, ou adquirir seu imóvel aproveite O AGORA!

 

3• É o melhor momento para comprar um imóvel?

 

Com o aumento da taxa, os bancos ainda estão mantendo as taxas de financiamento imobiliário em um patamar abaixo do aumento da SELIC. Só não sabemos até quando. Outra questão a ser considerada é que de janeiro para cá, o mercado imobiliário registra recordes de venda e com o aumento de preço dos insumos da construção, muitas construtoras “engavetaram” projetos aguardando a redução de preço dos insumos ou a sua acomodação. O que significa? Estoques reduzindo e poucas entregas de imóveis novos.  Então APROVEITE O AGORA! Esse é o melhor momento para adquirir seu imóvel aproveitando as melhores taxas de juros no financiamento imobiliário.

 

 

Diante desse novo cenário, qual seria o melhor financiamento a escolher?  E o que considerar na decisão? Vamos te ajudar a fazer a melhor escolha para a compra do seu apê:

 

Escolha o melhor tipo de correção do seu financiamento:

Um financiamento pode ser feito com correção por IPCA ou TR. A correção monetária é uma espécie de ajuste que atualiza o valor da dívida imobiliária.  Assim, IPCA e TR são dois índices diferentes que promovem esses ajustes.

•IPCA (Índice de preços ao consumidor amplo): O índice IPCA é recomendado para clientes que desejam financiar as parcelas de acordo com o momento da inflação. Logo, se ela estiver em baixa, é melhor para o cálculo da correção do contrato. O risco envolvendo a taxa IPCA acontece porque envolve uma variação muito maior que a TR. Essa diferença pode ser sentida nas parcelas do financiamento.  Um aumento da inflação, como está acontecendo agora,  pode ser desastroso para quem faz essa opção.

•TR – Taxa Referencial: não é um índice de inflação, e sim uma taxa de juros referência, isto é, em que se baseiam outras taxas. Todos os bancos que trabalham com financiamento imobiliário oferecem contratos com correção pela TR. A TR vence a disputa quando o assunto é estabilidade e segurança, já que desde 2017 o seu índice se mantém em 0%. Uma vez que não possui uma variação constante como o IPCA, ela permite um financiamento mais estável.

•Analise o CET do seu contrato:  CET significa o Custo Efetivo Total. Nada mais é que os outros custos que incidem sobre empréstimos e financiamentos, como seguros, taxas de administração, IOF e outros encargos. É seu maior aliado na hora de decidir qual oferta aceitar ou se vale a pena portar sua dívida para outro banco.

ENVIE UMA
MENSAGEM
ATENDIMENTO
ONLINE
FALE PELO
WHATSAPP
LIGAMOS
PARA VOCÊ